
O cantor Michael Jackson receberá uma homenagem póstuma sem precedentes durante a transmissão pela TV da cerimônia de entrega do Grammy 2010, no próximo dia 31, anunciou a Recording Academy nesta terça (19).
O tributo póstumo vai incluir um videoclipe em 3D da canção "Earth song", originalmente produzido para fazer parte da série de shows em julho do ano passado, em Londres, que marcariam o retorno de Jackson aos palcos — as apresentações que nunca aconteceram, já que cantor faleceu no dia 25 de junho do ano passado.
Usher, Celine Dion, Carrie Underwood, Jennifer Hudson e Smokey Robinson vão se apresentar juntamente com a exibição do clipe. De acordo com o coprodutor executivo Ken Ehrlich, esta será a primeira vez que uma premiação vai exibir uma produção em 3D.
Durante a cerimônia, Jackson também será lembrado com um prêmio pelas realizações em vida, concedido pela Recording Academy.
'Thriller'
No ano passado, os produtores do Grammy queriam que Jackson protagonizasse um dos shows da cerimônia para celebrar os 25 anos de lançamento do álbum “Thriller”.
Ehrlich sugeriu artistas como Justin Timberlake e Usher para participarem do musical, o que teria deixado Jackson bastante animado. Mas, no fim, ele desistiu do convite.
“Ele não estava pronto”, disse Ehrlich.
Homem X natureza
Ehrlich, que produziu um programa de TV em memória ao cantor em 2009, esteve com Michael na noite anterior à sua morte. Na ocasião, viu pela primeira vez o clip de "Earth Song" em 3D, que faz uma advertência à ação destrutiva do homem sobre a natureza e os animais.
“São imagens incríveis de belezas naturais e de como elas são vistas através dos olhos de uma garotinha. Ela adormece e, quando acorda, é testemunha de uma enorme destruição. É um vídeo que faz um questionamento de valores”, explicou Ehrlich.
Uma parte do clipe já foi exibida no recente documentário sobre Michael, "This Is It", mas Ehrlich diz que a produção será vista na íntegra durante o Grammy.
Ele disse que os telespectadores vão precisar de óculos especiais para desfrutar do efeito completo provocado pelo clipe.